Você já ouviu falar em Medicamentos Manipulados? E sobre as suas vantagens e diferenças quando comparados aos medicamentos industrializados?

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define os Medicamentos Manipulados como aqueles preparados diretamente na farmácia, por um profissional farmacêutico, a partir de fórmulas inscritas no Formulário Nacional ou nos Formulários Internacionais reconhecidos pela própria ANVISA, ou ainda, a partir de uma prescrição de profissional habilitado, que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.

É normal que você não veja por aí propagandas sobre algum medicamento manipulado, isso porque uma das grandes características que o distingue dos medicamentos industrializados é a “personalização”. Os medicamentos manipulados são produzidos de forma individualizada, desta forma, as características (alergias, intolerâncias etc.) do paciente que os utilizará são primordiais para definir a fórmula.

Você ainda têm dúvidas se os Medicamentos Manipulados são confiáveis e eficientes?

A insegurança a respeito da eficácia dos medicamentos manipulados para o tratamento de doenças ainda é frequente. Porém, eles possuem a mesma segurança e os mesmos efeitos que os industrializados, inclusive quando a prescrição é feita por um profissional habilitado. A “fórmula magistral”, como também é conhecida a receita do medicamento manipulado, permite que o paciente tenha uma atenção diferenciada, já que o seu medicamento será produzido unicamente para suas necessidades, levando em consideração dose e quantidade necessárias para o tratamento.

Além da fórmula, o formato também é estabelecido de acordo com a solicitação do paciente, podendo ser em cápsula, pastilha, gel, pomada entre outros. Os medicamentos industrializados por sua vez são fabricados em grandes quantidades, baseando-se em dosagem, formato ou concentrações padronizadas, podendo ser utilizados por muitas pessoas, conforme a prescrição.

Agora que você já sabe dessas informações, lembre-se sempre: os benefícios e efeitos dos medicamentos manipulados são exatamente iguais ao dos industrializados, ou seja, a substância ativa é a mesma. Esqueça o conceito popular de que a qualidade dos manipulados é inferior e que eles só são naturais. Embora existam diversas fórmulas naturais para fins específicos, esse tipo de medicamento possui múltiplas funções, que vão desde tratamentos para doenças, até fins estéticos ou direcionados para o bem-estar.

Diferenças

Ainda falando sobre as diferenças entre medicamentos industrializados e manipulados, é importante enfatizar que a forma de fabricação, bem como o controle de qualidade dos dois segmentos são distintos, inclusive devido as escalas de produção. O medicamento fabricado é feito em larga escala, utilizando máquinas e fórmulas fechadas, os manipulados por sua vez, possuem uma fabricação mais artesanal. São feitos com o cuidado que o paciente merece.

Custos

Geralmente, os medicamentos manipulados lideram no quesito “melhor custo”. Eles possuem preços mais acessíveis e dependendo da fórmula podem até ser 40% mais baratos do que os industrializados. Uma pesquisa realizada pela ANFARMAG (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais) em 2016, revela que o setor dos medicamentos manipulados movimenta hoje no Brasil cerca de 5 bilhões de reais anualmente.

Os números positivos são reflexos do baixo custo e qualidade dos medicamentos manipulados. Por serem fabricados sob demanda e na quantidade adequada, não há muitas sobras ou desperdícios. Um só medicamento também pode conter diversos ativos, pois muitos pacientes necessitam, por vezes, tomar mais de um medicamento por dia, o que é bom coletivamente e muito melhor individualmente. Mas, vale lembrar que o prazo de validade dos medicamentos manipulados é menor em relação aos industrializados. Por isso, eles não devem ser guardados por longos períodos e o seu consumo deve ser feito dentro do prazo estabelecido pela farmácia que os manipulou.

Não sabe onde manipular o seu medicamento?

A BioHervas que está há 20 anos no mercado tornou-se referência em confiabilidade e qualidade no que diz respeito aos medicamentos manipulados. Oferecendo um serviço confiável e honesto à todos os seus pacientes, a BioHervas  trabalha somente com produtos e matérias primas de qualidade, além de um atendimento totalmente personalizado e assistência especializada, com o Serviço de Atenção Farmacêutica, que visa prestar o melhor auxílio, proporcionando o esclarecimento de todas as suas dúvidas.

Referências

Entenda a diferença entre um medicamento manipulado e um industrializado

https://goo.gl/mmdGgq

Farmácias de manipulação no Brasil crescem quase 40%

https://goo.gl/qVThF1

Medicamentos Manipulados – ANVISA

https://goo.gl/ZfsQBS

WhatsApp chat